Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Leitura de rótulos

Você tem o hábito de ler rótulos?!


Sim?! 
Ótimo!! Mas tome cuidado e veja se esta analisando da forma correta...

A maioria das pessoas começa comparando valor calórico e aí está o primeiro erro! Será que    a quantidade de calorias é confiável?! As empresas sabem o apelo que caloria tem na hora da escolha e estou cansada de ver rótulos furados onde é fácil calcular que a quantidade de carboidrato, proteína e lipídio não bate com o total de calorias!!

Então mude sua maneira de olhar e valorize o alimento por seu valor nutricional!!

1º passo: antes de comparar o valor nutricional confira se a porção do alimento (em destaque abaixo) é a mesma para ambos produtos! Muitas vezes este item é o maior fator de erro nas análises!!


2º passo: compare os nutrientes na seguinte ordem:

- Quantidade de sódio: sabendo que sódio em excesso faz mal e que o brasileiro consome, em média, três vezes mais do que a recomendação, inicie sua análise por ele. Obviamente quanto menos sódio melhor!
- Quantidade total de fibras: quanto mais fibra o alimento tiver, menor será a absorção de açúcar e colesterol da refeição!
- Quantidade de gordura total: sabendo que a gordura faz mal é necessário escolher a versão com menor quantidade!

Se você observar que as diferenças são irrisórias escolha o alimento que mais te agrada em termos de paladar!!

Um comentário:

  1. Sempre tive a ideia de que presuntos de peru ou frango eram saudáveis, sem imaginar os ingredientes maléficos que os compõem quando industrializados. Percentual expressivo da população não sabe dessas realidades.

    ResponderExcluir