Pages

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ficar ou ser magro?!


Pesquisas recentes mostram que no Brasil 48,5% da população adulta está acima do peso. E estamos conscientes disso, pois, quando questionados, 58% dos brasileiros se consideram fora das medidas ideais!


E você, está satisfeito com seu peso?! Ou melhor, está gostando das suas medidas?! Mudei a pergunta porque tem muita gente que se enquadra num perfil de peso ideal para a altura, mas com um elevado percentual de gordura para a idade... são as pessoas que chamamos de falsos magros!!

E a sua resposta for: “eu preciso reduzir meu peso e/ou as minhas medidas”, o que você tem feito para isso?! O que tem FEITO mesmo! Porque diariamente ouço pessoas dizendo: “eu sei tudo que tem que fazer...” E por que não FAZ??
Primeiro: porque não é fácil!!! Segundo: porque realmente não sabe tudo (pelo simples fato de ninguém saber tudo já que pesquisas surgem diariamente com novas condutas!). Terceiro: porque desconhece todas as variáveis que alteram o funcionamento do corpo e influenciam diretamente no peso (exemplos: estresse, sono, inflamação oculta...). Quarto: porque buscam resultados imediatos!!

Realmente temos assunto para um livro... Mas vou me limitar a comentar o último tópico: a urgência em emagrecer!
Gosto muito da frase da Clarice Lispector: a direção é mais importante que a velocidade. O que adianta perder muito peso em um curto período com mudanças alimentares que não serão definitivas e FICAR magro, se resultado será temporário e o problema do peso voltará a te incomodar? Pense que se estivesse introduzindo gradualmente hábitos de vida saudáveis para SER magro e tivesse perdido 1 quilinho por mês desde a primeira vez que seu peso te incomodou, provavelmente já estaria desnutrido!!!
Além disso, estes “regimes” recorrentes que prometem resultados mágicos desregulam os mecanismos de controle de fome e de saciedade, descontrolam o funcionamento do nosso metabolismo e gera o círculo vicioso de ganho-perda-ganho de peso, pois o nosso organismo não sabe mais como se portar diante da alternância de privação e oferta de alimentos!
Em contrapartida, investir num processo de reeducação alimentar com mudanças definitivas, e procurar um nutricionista que transmita seus conhecimentos e acompanhe todo o processo de mudança corporal, comportamental e psicológica faz com que o indivíduo aprenda a comer em qualquer ocasião e pare de ficar preocupado em “seguir o cardápio”, já que este acaba sendo limitado em várias situações sociais e adoece mentalmente várias pessoas que se culpam a cada alimento “fora do cardápio”.

Pense se você quer SER magro ou quer FICAR magro?! Você quer SER saudável ou FICAR saudável?!
Quando tiver a resposta procure a solução: para FICAR saudável ou magro recorra a qualquer dieta da moda e seja radical consigo mesmo tendo consciência que não resolveu o problema definitivamente! Para SER saudável ou magro procure um profissional que desperte em você pensamentos saudáveis e magros e aproveite o ano de 2013 para solucionar de uma vez por todas esta briga com a balança!!

Lembre-se: não tenha pressa!!!

2 comentários:

  1. Olá Pri... mto boa a matéria!!... vou começar a seguir de forma assídua seu Blog. Na verdade preciso tomar vergonha na cara e marcar uma consulta... Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabinho!!
    Fico feliz em saber que você gostou e acompanhe sim porque este ano vai ter muita novidade!! E qdo quiser marcar uma consulta estou a disposição... Bjosss

    ResponderExcluir