Pages

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Detox


Hoje resolvi escrever um pouquinho sobre um assunto que está na moda: a DETOX!

Escolhi o tema porque ouvi de um paciente que muita gente pediu a dieta e ele passou o cardápio elaborado pra ele. Será que vai dar certo pro amigo?? Leia um pouco mais e terá a sua resposta...



O que é detoxificação?
É um processo que transforma substâncias tóxicas e insolúveis (que o corpo não consegue eliminar) em substâncias solúveis e passíveis de eliminação.

Para que serve a detox?
Para eliminar as substâncias tóxicas acumuladas ao longo de anos através do consumo de medicamentos, da ingestão de produtos alimentícios (refrigerantes, salgadinhos, doces, embutidos...), da inalação de produtos químicos ou ar poluído, do hábito de fumar ou mesmo dos pensamentos negativos. Isso mesmo, pensamentos negativos também produzem toxinas!

Como saber se eu preciso fazer detox?
A necessidade individual é avaliada através de sinais e sintomas (questionário com 400 sintomas que envolvem todos os órgãos do corpo).
É comum a aplicação do tratamento em pessoas que sofrem com problemas relacionados ao fígado, já que este órgão é considerado a "lixeira" do corpo.
Eu também aplico este programa alimentar em mulheres que querem engravidar (antes da gravidez!!!) pois torna o organismo mais saudável para gerar uma vida.

Como é a dieta de detox?
É uma dieta que elimina todo e qualquer produto alimentício (os industrializados cheios de química). Esta é a única orientação que serve para todos... Os demais alimentos eliminados dependerão do questionário citado acima!
Outro detalhe extremamente importante: não basta tirar os alimentos que estão fazendo mal! É necessário introduzir alimentos e fitoterápicos que trabalham para eliminar estas toxinas. E estes alimentos, novamente, são baseados nas queixas individuais e na história de vida do paciente.

Precisa usar algum suplemento?
O uso de suplementos é obrigatório!! Precisamos dar suporte nutricional para o organismo eliminar através das fezes, urina e suor as toxinas armazenadas nas células. Caso contrário elas serão jogadas na corrente sanguínea e voltarão para as células de onde saíram.

Qual o suplemento a ser usado?
Depende do estado nutricional e dos sinais e sintomas apresentados. O uso de suplementos errados pode piorar o quadro, já que o excesso de determinados nutrientes prejudica o funcionamento do fígado.

Quanto tempo é necessário seguir a dieta?
Depende! Esta é uma resposta extremamente individualizada pois é necessário observar as queixas apresentadas, os exames laboratoriais além de um análise dos hábitos de vida que inclui os hábitos alimentares. 

Posso começar a detox quando eu quiser?
Não. Depois que foi verificada a necessidade da detox é necessário analisar se o sistema digestivo está preparado para o processo, pois do que adianta comer direitinho, tomar os suplementos e não digerir nem absorver os nutrientes?! Você estará perdendo tempo e jogando dinheiro fora.

Qualquer pessoa pode fazer a detox?
Não! Crianças, gestantes, pacientes em tratamento de quimio ou radioterapia e fumantes não podem fazer a detox. Os demais casos devem ser analisados individualmente.

Quantos quilos eu posso eliminar com a detox?
É fundamental saber que a detoxi não é um plano de emagrecimento! Ela tem como efeito colateral positivo para algumas pessoas a perda de peso. Eu escrevi: algumas pessoas, pois já tive pacientes que eliminaram 9 quilos (claro que tinha inchaço junto!) em 1 mês e tive pacientes que eliminaram 1,2kg no mesmo período!

Depois da detox posso voltar à minha dieta habitual?
Não. Existe um planejamento alimentar que chamo de pós detox onde organizamos a reintrodução de alimentos de forma a otimizar o plano já realizado. Muitas pessoas se perdem neste momento por não realizar esta etapa.

Mais alguma dúvida!? Se tiverem é só postar aí embaixo nos comentários!

Agora a minha pergunta: Será que a dieta de detox de uma pessoa serve pra outra??

Nenhum comentário:

Postar um comentário