Pages

terça-feira, 5 de março de 2013

Picky eater


Você já ouviu falar em Picky eater?!
Se nunca ouviu certamente conhece um... picky eater é o "pequeno comedor"... é a fase na qual as crianças ficam mais seletivas!
Existe 2 tipos de picky eater: o que come todos os alimentos do prato numa quantidade mínima e os que escolhem um determinado alimento e só come ele!

Geralmente esta fase acontece entre os 2 e os 5 anos e deixa pais e mães angustiados com a má alimentação do filho. 
Má alimentação sim! Porque ser picky eater não é bom, mas é uma fase temporária. 
O problema é que atualmente vemos crianças que passam por esta fase e não saem mais dela, ou seja, até os 2 anos comem de tudo e depois disso a alimentação só piora com o passar dos anos...

Por que isso acontece?!
Como lidar com isso??

Primeiramente vamos enumerar os motivos que levam a criança a se tornar seletiva:

1- O apetite é menor nesta fase porque há uma redução na velocidade de crescimento;

2- Comer não é mais novidade, mas o mundo ao redor sim! Isto faz com que a criança se interesse mais pelo meio do que pelas refeições;

3- Nesta idade a criança identifica que tem vontades e iniciativas, podendo demonstrar através das escolhas alimentares;

4- Muitas crianças nunca souberam que comiam vários tipos de alimentos diferentes porque sempre comia "papa": tudo misturado;

5- Crianças tendem a ter neofobia (medo do novo), medo de alimentos diferentes que ele considera "umacoisahorrível"

E agora, como lidar com isso?!

1- Aprenda a respeitar a fome da criança! Se ela come pouco ou come muito a sua reação deve ser a mesma: NEUTRA! Caso contrário ele começa a usar a alimentação para conseguir o que quer.

2- Estabeleça o hábito da reunião à mesa. Comendo ou não é ali que todos devem ficar no momento da refeição: sem discussões, sem brigas, sem TV, sem celular, sem gibis... tudo isso cria distração!! 

3- Deixe que a criança escolha o que vai comer do seu prato, sem brigas, mas não deixe de colocar NENHUM alimento no prato dela! Ela deve entender que o prato saudável é diversificado. 

4- A partir dos 10 meses de idade separe os alimentos no prato! O bebê tem que ver que come vários alimentos diferentes e aprender a identificar sabores distintos para educar seu paladar!

5- Não deixe de colocar "acoisahorrível" no prato do seu filho e mostre que aquilo é "amigo" colocando no seu prato e demonstrando prazer em comer.

E claro, o mais importante: não se DESESPERE, tenha muita PACIÊNCIA e dê EXEMPLO!!!!!

Finalmente: tome cuidado para não achar normal a atitude seletiva do seu filho pensando que "uma hora ele para de comer só nuggets e batata frita"! 

Cuidado porque ele não mudará sozinho: Educação Nutricional: o papel dos pais!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário