Pages

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O mito do fígado bovino

Quem nunca viu uma mãe ou uma avó empenhadas para que o filho/ neto comessem o famoso fígado já que ele é rico em ferro?

Será que ele é tão importante assim??

Vamos por partes... a anemia ferropriva é um problema de saúde pública, mas já teve índices muito piores na época em que não havia consumo diário de carnes, tampouco suplementos alimentares eficazes para reverter o problema! Daí veio o conhecimento que o fígado tem o dobro de ferro que as carnes tradicionais e ele foi exaltado como um super alimento.

Realmente o fígado tem o dobro de ferro, além de outros minerais e vários tipos de vitaminas!

Mas você já pensou qual o papel do fígado no organismo dos animais (incluindo o homem!)?
O fígado é a "lixeira" do corpo, local onde são armazenadas todas as toxinas que produzidos e que recebemos (lembra da detoxi?), onde são metabolizados os medicamentos, os hormônios... Ou seja, é um órgão com uma carga tóxica alta e desnecessária!

Desnecessária porque as propriedades do fígado se assemelham às propriedades das demais carnes, vermelhas ou brancas! 

Desnecessária porque a imensa maioria das pessoas consomem carne diariamente!

Desnecessária porque atualmente a maior parte dos casos de anemia são provocados por erros alimentares e/ou deficiência de vitaminas do complexo B que são fundamentais para produção de células vermelhas... não são decorrentes da deficiência de ferro!

Desnecessária porque cresce diariamente pessoas que sofrem de hemocromatose que é o excesso de ferro no próprio fígado!

E finalmente, desnessária porque o fígado tem 6 vezes mais colesterol que a carne comum... isto mesmo, eu disse SEIS vezes!
E eu conheço muito mais pessoas com hipercolesterolemia do que com anemia!


ferro (mg)
colesterol (mg)
fígado bovino (100g)
5,8
601
acém(100g)
2,7
103
coxão mole (100g)
2,6
84
filé mignon (100g)
2,9
103
TACO: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos 
   
E você, o que acha?!

Que tal parar de implorar para que as crianças comam fígado e deixar somente para aqueles que gostam e têm prazer em consumi-lo?!
E mesmo assim: comer com moderação!!!!

5 comentários:

  1. Realmente Dra Priscila, esse texto me surpreendeu. Acreditava erroneamente que o fígado continha somente coisas boas. Vou pensar melhor na próxima vez que for consumi-lo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Achei outro artigo dizendo o oposto. Nele estão contidas outras substâncias capazes de transformar esses dados isolados apresentados aqui. O que nos diz?

    ResponderExcluir
  5. As toxinas são sim metabolizadas no fígado, mas não armazenada nele! As toxinas depois de metabolizadas se acumulam principalmente nos tecidos de gordura! Portanto, o fígado não é a lixeira, e sim o lixeiro... Pega o lixo, processa e encaminha para o lugar correto! Ele não acumula o lixo. Ele apenas trata e o encaminha!

    ResponderExcluir