No mês passado um paciente trouxe uma revista pra eu ler com a seguinte capa:
Eu e os clientes que já passaram por mim não precisariam nem ler a matéria para afirmar: a maior causa da obesidade é ambiental!!
Na verdade, eu acho que no fundo todos nós sabemos disso, mas é muito cômodo acusar a genética como causa principal, afinal, não temos como modificar a genética, embora tenhamos como "ignorá-la ou potencializá-la".
Isto quer dizer que eu posso ter predisposição genética para desenvolver determinada doença, como por exemplo a diabetes. Eu posso "ignorá-la" quando tenho uma alimentação totalmente equilibrada, pratico atividade física de forma regular e satisfatória, mantenho meu peso adequado e controlo meu nível de estresse.
Mas também posso potencializá-la se eu ganhar muito peso, comer muitos produtos industrializados ricos em açúcares e gorduras, esquecer que existe frutas e hortaliças, ser sedentária e viver estressada!
Mas voltando ao assunto: obesidade passando de geração em geração...
Em famílias onde o neto é gordinho, o filho é gordo, o pai obeso e o avô também, temos a certeza que o avô come errado e ensinou o "pai" a comer errado, que por sua vez convive e ensina o "filho" a comer errado e o neto convivendo com este ambiente gordo não poderia ter outro caminho...
Pior ainda é saber que não são "apenas" os hábitos à mesa que são ensinados! A relação de prazer e dependência com a comida também!!
Tá vendo como o EXEMPLO é tudo?!
Nenhum comentário:
Postar um comentário