Pages

terça-feira, 9 de julho de 2013

Crianças x refrigerantes

No post de Nutrição Infantil da semana passada eu escrevi sobre as "vontades dos bebês" e hoje eu trago um dado da Unifesp que me assusta muito:



Se você prestar atenção: 56% tomam com FREQUÊNCIA. O que quer dizer que mais de 56% dos bebês EXPERIMENTAM e tomam EVENTUALMENTE refrigerantes antes do primeiro ano de vida!

Tenho muitas perguntas sobre este dado:
1- Existe algum adulto que acredita que o refrigerante seja saudável?
2- Existem pais e mães que acham normal oferecer "alimentos" prejudiciais a um bebê?
3- Esta oferta tem a ver com a crença de que o bebê está com "vontade" de tomar refrigerante porque viu os familiares tomando?
4- Se o bebê mostrar interesse pela cerveja, os pais também oferecerão?

As respostas das 3 primeiras questões podem variar muito, mas quero acreditar que a resposta da última seja uma só: ninguém, em sã consciência, oferece cerveja para um bebê simplesmente porque ela não é uma bebida para crianças!!

Mas refrigerantes também não são!!
E se você consegue falar NÃO pra bebidas alcoólicas, por que não diz NÃO para refrigerantes??

Como diz o meu pai: "se os pais soubessem o quanto o refrigerante faz mal para saúde, eles dariam cerveja para os filhos".

É claro que não compartilho com a ideia de crianças ingerindo estas bebidas, mas tenho que concordar que conseguimos enumerar benefícios na cerveja. Mas é totalmente IMPOSSÍVEL enumerar alguma vantagem no consumo de refrigerantes...

Por isso: cuidado com a idade que você permite que seu filho conheça estes produtos químicos disfarçados  com o nome de refrigerantes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário