Pages

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sono x ganho de peso

Pesquisas científicas garantem que uma boa noite de sono controla a fome e aumenta a sensação de saciedade.

O sono está no mesmo patamar de importância da alimentação equilibrada e do nocaute ao sedentarismo, hábitos consagradíssimos para manter o ponteiro da balança estável. Isso quer dizer que dormir bem não só ajuda a emagrecer mas também garante melhor qualidade de vida. 
O assunto ganha a cada dia mais destaque entre os especialistas e já há estudos que ligam a privação de sono a acidentes no trabalho e à baixa resistência ao estresse e infecções, além de ter relação íntima com doenças como depressão, fibromialgia e obesidade.

Dois estudos norte-americanos, da Universidade de Chicago e da Universidade de Columbia, apontaram a relação inversa entre um curto período de repouso e o aumento do índice de massa corporal (IMC).
Uma pesquisa conduzida no Brasil pelo pneumologista Denis Martinez, fundador da Clínica do Sono, em Porto Alegre, confirma o resultado do estudo americano. “Quem dorme cinco horas ou menos por noite corre três vezes mais risco de se tornar, no futuro, obeso”, afirma.

mais fome, menos saciedade
O cortisol, aquele hormônio que marca território quando vivemos uma situação de estresse, tem como uma de suas tarefas estocar gordura no corpo. E as pesquisas já comprovaram há algum tempo que o cortisol age muito mais intensamente em pessoas que dormem pouco já que para se manter acordado durante a noite, nosso organismo passa por uma série de alterações e interpreta a vigília como se fosse uma ameaça.
Mas os estudos foram um pouco além e outras duas substâncias entraram no jogo para explicar a conexão entre falta de sono e a balança. 
A grelina, hormônio sintetizado no estômago, é responsável por regular o gasto calórico: se usamos mais energia quando acordadas, ela aumenta e aciona o alarme da fome.
Além disso, se dormimos pouco, há uma queda da leptina, um neuromodulador produzido pelas células de gordura, que controla a saciedade. O resultado você pode imaginar: mais fome e menos saciedade.


Portanto, assim como se alimentar direito e fazer exercício são fatores fundamentais para a saúde, dormir bem deve ser uma prioridade se você se preocupa em viver cada vez melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário