Pages

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Gravidez 2015

Engravidar está entre as suas metas de 2015?
Se estiver acho bom você começar lendo com atenção as dicas abaixo!!!

A primeira coisa que você deve saber é que os cuidados do pré-natal devem começar muito antes da fecundação!!

E não estou falando do famoso ácido fólico que é importantíssimo se começar uns 3 meses antes de parar os métodos contraceptivos.

Você deve cuidar do seu corpo e deixar a sua saúde em dia, afinal é dentro dele que o seu filho vai se formar e se desenvolver... e o que esperar de um bebê se desenvolvendo em um ambiente desequilibrado de nutrientes, de hormônios, de anticorpos, de neurotransmissores, etc...
Para entender melhor isso tudo, pare um minutinho e leia o texto "Você é o que você come" porque seu bebê será o que você come também!!

Estou te alertando porque estudos recentes afirmam que é na vida intrauterina que se forma várias doenças que só se manifestarão ao longo da vida da criança como por exemplo: alergias, diabetes, câncer, esquizofrenia, entre outras...

Além do risco potencial ao bebê, precisamos nos preocupar também com a sua saúde, para que você não desenvolva problemas comuns às gestantes como aumento de pressão, de varizes, diabetes gestacional e obesidade pós gestacional!!

Preocupada?!
Então vamos às dicas!

Em primeiro lugar faça um check up com um médico e uma nutricionista a fim de realizar TODOS os exames importantes e não apenas o hemograma, colesterol e glicemia... a medicina e a nutrição preventiva vão muito além disso!

Depois faça um exame de consciência e pense como foram seus últimos meses ou anos de alimentação. Pense também como anda o funcionamento do seu organismo e se ele vem apresentando sintomas constantes como dor de cabeça, crises de ansiedade, insônia ou sonolência excessiva, nariz entupido, coceira na pele, dores articulares, intestino irregular... enfim, como você está se sentindo!
A intenção aqui é analisar se você precisaria se submeter a um tratamento de detoxificação. Leia mais e tire suas dúvidas sobre este tema clicando aqui.

Finalmente fique de olhos nos pontos relacionados abaixo:
- Controle seu peso e não engravide se estiver insatisfeita com ele!
- Reduza ao máximo o consumo de produtos alimentícios (chamados de alimentos industrializados).
- Aumente o consumo de alimentos de verdade, naturais e prefira sempre frutas, verduras e legumes orgânicos!!
- Diversifique os tipos de alimentos no seu dia a dia, torne seu prato mais colorido!
- Adote os carboidratos integrais como regra.
- Não se esqueça família do feijão: grão de bico, ervilha e lentilha.
- Priorize o consumo de gorduras boas: azeite, oleaginosas, sementes, abacate, coco...
- Reduza o consumo de carne vermelha e aumente os peixes.
- Evite os alimentos que, em excesso, podem reduzir a fertilidade: gordura trans, leite, café e bebidas alcoólicas
- Beba muita água!!!!
- Faça atividade física regularmente e com acompanhamento de um profissional da área.

Fazer um acompanhamento nutricional nesta fase da vida é um investimento na sua saúde e na saúde daquele que será a pessoa mais importante da sua vida: seu bebê!!!


4 comentários: