Pages

segunda-feira, 18 de março de 2013

Deguste, saboreie...

Você come devagar!?

Mastiga corretamente?!
Não! Não vou discorrer aqui sobre o número de mastigadas ideal (provavelmente você acha que é 30 vezes!), não vou discutir se o alimento perde ou não o sabor depois de tanto tempo na boca...

O que quero com este post é que você aprenda a DEGUSTAR os alimentos!!!

O que você faz se ganhar um bombom pequeno de presente?!

Se tiver "pensamento magro" você usa todos os sentidos para apreciar o alimento: sente o cheiro do chocolate, morde devagar para avaliar a textura, deixa derreter na boca para aproveitar o sabor!
Resumindo: degusta o bombom e se satisfaz com um!

Agora, se tiver o "pensamento gordo": você enfia o bombom inteiro na boca enquanto abre outro, e outro, e outro... 
Por que repete?! Porque não degustou o chocolate...

Dei o exemplo do chocolate, mas isso deve acontecer com qualquer alimento, em qualquer ocasião: saboreie desde a primeira garfada!!!

Por que a última bolacha do pacote é a "melhor"?! Porque é a única que você valoriza, que você aprecia e come devagar, afinal é a última!!!

Um comentário:

  1. Estava pensndo nisso agora. Acho que estou voltando a comer rápido,sem degustar o alimento de forma correta. Acho que a ansiedade e a correria do dia a dia atrapalham muito. O que não é o ideal visto que a hora da refeição deve ser sagrada. Além de não degustar os alimentos perdemos a primeira parte da digestão que começa na boca com a mastigação e salivação,dificultando o trabalho do estômago e do intestino. Parabéns pelo blog. Obrigado por me auxiliar na minha busca por uma vida saudável. Grande abraço. Osmar Sigueoka

    ResponderExcluir