Pages

terça-feira, 19 de março de 2013

Leite de soja: cuidado com excessos!!


Aproveitando a notícia que está bombando na internet sobre a contaminação de uma marca de suco de soja e que está deixando pais preocupados com a saúde dos pequenos, vou escrever um pouquinho sobre a preocupação que se deve ter também com os sucos e leite de soja sem contaminação!!

A soja sempre foi considerada um alimento saudável, mas há controvérsias...

A soja possui uma proteína de boa qualidade, porém costumo dizer que estes sucos com sabor de frutas têm "cheiro" de proteína já que a quantidade deste nutriente é muito baixo!

Outra substância natural da soja é a isoflavona que possui várias atividades biológicas importantes: função antioxidante, atividade antifúngica, atividade anticancerígena e propriedades estrogênicas, ou seja, imita o hormônio feminino estrógeno.

É claro que a potência da isoflavona é menor que o hormônio propriamente dito, mas alguns estudos colocam o consumo atual de leite e sucos de soja no mesmo patamar de pílulas anticoncepcionais!
Já pensou no que isto pode implicar?!

Se for usado com moderação não há motivos para preocupação!

O que realmente preocupa é o uso indiscriminado!! Crianças que não tomam sucos naturais e se entopem de sucos de soja!!

A quantidade benéfica de isoflavona recomendada  ainda é controversa, mas fala-se em 45 a 55mg por dia sendo que 1 xícara de leite de soja possui em média 10mg!!

As consequências desta realidade podem ser observadas em estudos que apontam mudanças na função da tireóide e outros hormônios que levam a redução na produção de espermatozóides ou aumento de mama em meninos.

Além disso é ilusão achar que sucos de caixinha são saudáveis... eles também são produtos alimentícios, não alimentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário