Pages

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dieta da proteína x massa óssea

Ontem após escrever o post "Dieta da proteína: perda de peso ou emagrecimento" levantei umas questões que vou respondendo ao longo da semana...

A primeira delas: por que houve redução na massa óssea da paciente em questão??

Primeiramente quero informar que o exame de bioimpedância não é padrão para avaliar saúde óssea, apenas para dar o peso da nossa estrutura óssea, sem analisar se este osso é ou não de qualidade!

Acontece que houve uma redução de massa óssea de 2,6kg para 2,5kg em apenas 2 semanas, resultado relevante e que demonstra que os ossos da pessoa estão mais leves, menos densos, portanto menos calcificados!

Se você está achando estranho saiba que nossa estrutura óssea não é um tecido estático que se forma e se mantem sempre igual já que é um tecido vivo... ele pode estar calcificando ou descalcificando o tempo todo, vai depender do quê?!
Claro! Da nossa dieta, afinal olha o bordão: "a gente é o que a gente come". kkkkkk

E qual alimento consumido na dieta da proteína fez esta redução no peso ósseo?!
Todos os alimentos!

A proteína é formada por vários aminoácidos ligados, assim podemos dizer que vários aminoácidos formam a proteína!

Quando comemos um alimento proteico ele será digerido e nosso corpo absorve os aminoácidos!
O excesso de aminoÁCIDOS torna o sangue ÁCIDO.

O pH normal do sangue é neutro (7,35 a 7,45) e quando ele se acidifica ativa um mecanismo de neutralização: retira-se cálcio dos ossos para melhorar o pH do sangue, resultado: com menor quantidade de cálcio no osso ele pesa menos!

Entenderam!?
E por que com a dieta normal isso não acontece?! Porque a variedade de outros alimentos (frutas, verduras, legumes, cereais...) equilibram naturalmente o pH sanguíneo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário