Pages

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dieta da proteína: ZERO carboidrato

Dando continuidade ao assunto abordado esta semana que é a dieta das proteínas quero escrever um pouco sobre as alterações causadas pela falta do carboidrato.

É importante frisar que não estou me referindo a reduções de carboidrato na dieta, já que esta conduta é fundamental na maioria dos casos... estou escrevendo especificamente da AUSÊNCIA total do carboidrato, daquelas dietas onde são eliminadas todas as frutas e até vegetais como cenoura, chuchu, beterraba!

Será que há prejuízos quando o organismo recebe a proteína e precisa transformá-la em carboidrato, como citei no post anterior??

Partindo do princípio que cada nutriente deve desempenhar a sua função e não fazer o papel do outro, já podemos concluir que esta "transformação" não é natural!

Quando o organismo precisa tirar o nitrogênio da proteína, este processo acontece no fígado e em seguida o nitrogênio é eliminado pelos rins. Por isso há uma sobrecarga nestes dois órgãos e isto pode trazer prejuízos futuros (assunto de amanhã!)

Porém, na ausência total de carboidratos o organismo também usa gordura para produzir carboidrato e aí sim vem uma preocupação ainda maior...

Neste processo há produção de substâncias que chamamos de corpos cetônicos (já ouviu falar da dieta do cetônico?? Foi mais um nome de sucesso da dieta das proteínas muito utilizado nos anos 90).
Estes corpos cetônicos (que inclui a acetona!!!) são produzidos pelo corpo e usados pelo cérebro como fonte de energia já que este só aceitaria glicose e glicose só tem em carboidratos!!

Quais os efeitos colaterais?!
Vários: irritabilidade, hálito com odor forte de cetonas, desidratação, redução do pH sanguíneo que fica extremamente ácido e pode levar a cetoacidose metabólica que é rara, mas fatal!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário