Pages

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Menos sódio, mais saúde

Dando continuidade ao assunto abordado ontem com os temperos industrializados, quero começar explicando a diferença entre sódio e sal, já que este é um motivo de muita confusão...

Sódio é um nutriente que está presente em vários alimentos (praticamente todos, inclusive na água!), e obviamente tem as suas funções: equilíbrio dos líquidos corporais dentro das células, contribuição para contração muscular e para o ritmo cardíaco e auxílio na transmissão de impulsos nervosos permitindo o bom funcionamento do cérebro.
O sódio é um dos nutrientes presentes no sal, portanto podemos afirmar que o sal é um alimento fonte de sódio! E um dos principais!!

IMPORTANTE: sódio não tem sabor salgado! O sabor salgado é do sal, e muita gente acha que só alimentos salgados tem sódio... Cuidado com a cilada porque até adoçante tem sódio! Fique de olho nos rótulos!

A recomendação diária de sal é 5 gramas, o que corresponde a 1 colher de chá! 
Esta recomendação é suficiente pra oferecer 2000mg de sódio e conseguimos alcançar este valor comendo apenas alimentos naturais:  leite e derivados, carnes, pães, comida caseira temperada com o sal do dia a dia...

Mas a realidade atual é outra: o brasileiro tem consumido de 10 a 15 gramas de sal diariamente!!!! Chega a ser o triplo do ideal!!

A culpa?! Dos alimentos industrializados!!

Pesquisas comprovam que cerca de 70% do sódio ingerido pelos brasileiros vem dos alimentos industrializados!

As consequências?! Seguem abaixo:
- Retenção de líquido (10g obriga o organismo a reter 1 litro de água todos os dias!!)
- Hipertensão arterial
- Derrame
- Infarto e outras doenças cardíacas
- Catarata
- Pedra nos rins
- Câncer de estômago
- Confusão mental
- Aumento do apetite

Quer mais algum motivo pra repensar o seu consumo?!

Se estiver suficiente aprenda amanhã algumas dicas para reduzir o excesso deste nutriente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário