Pages

terça-feira, 23 de julho de 2013

Apetite dos bebês

A alimentação é fundamental para o crescimento da criança, e esta informação deixa os pais dos pequenos muito preocupados quando percebem que o filho está comendo menos, que o apetite dele está piorando... será que isso não é normal??

Sim! Nos primeiros anos de vida isso é normal!!!
O apetite da criança está muito associado às fases de crescimento e desenvolvimento que ela está.
Em fases de menor crescimento o apetite também é menor. Nas fases de descobertas do ambiente onde ela está inserida, o alimento perde um pouco o foco!
O apetite diminui porque estas duas coisas acontecem ao mesmo tempo.

Você sabia que, fora o período intra uterino, a fase de maior crescimento é o primeiro ano de vida?
Neste primeiro ano a criança cresce em média 25 centímetros. No segundo ano a média anual é 12 centímetros e a partir do terceiro ano ela cresce de 5 a 7 centímetros por ano!!

Isto significa que, é comum o bebê ter o apetite mais voraz no primeiro ano de vida. E também é comum que este apetite diminua após este período!

Ao mesmo tempo, a criança se alimenta desde o nascimento e isso não é novidade pra ela! Novidade é sair andando pela casa, pegando brinquedos e objetos, descobrindo o que acontece ao seu redor... isso também reduz o foco na alimentação!!

Aos pais e cuidadores resta aceitar que estes mecanismos são normais no desenvolvimento infantil! Mas não aceitar NUNCA que a criança faça outras coisas na hora de comer!

É preciso ensinar nossas crianças que a hora das refeições é um momento sagrado de reunião familiar, que todos devem sentar à mesa, sem brinquedos e gibis, e devem permanecer ali até todos tenham terminado de comer... afinal, não era esta a regra seguida pelos nossos avós??
E temos muito o que aprender com eles para fazer educação nutricional com nossos pequenos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário