Pages

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lei da fisiologia

É muito comum separarmos a alimentação saudável por faixa etária ou estado fisiológico: alimentação para crianças, alimentação da gestante, alimentação do idoso... mas será que tem diferença?!

Cada uma destas fases requer cuidados específicos no quesito necessidades nutricionais. 
Cada pessoa, independente de sexo e idade, possui uma individualidade bioquímica, ou seja, um alimento saudável como a banana, pode fazer bem pra mim e mal pra você!

Mas os alimentos maléficos que eu chamo aqui no blog de vilões da saúde, são ruins pra todo mundo, independente da idade ou da fase da vida!!

Atualmente ouço tanto falar em "alimentos de criança" que incluem: bebidas açucaradas, doces, salgadinhos... muitos adultos oferecem e falam que "não faz mal porque são crianças"!!!!
Será??

Pergunto: e se você comer todos estes alimentos??
E se você oferecer estes mesmos alimentos a um idoso?
Provavelmente vai me dizer que o idoso não pode doce porque é diabético, não pode salgadinhos porque é hipertenso... ou seja, passa mal se consumir estes produtos alimentícios.

E por que isso acontece??
A lei da fisiologia explica:
"Estímulo fraco num órgão, reação forte no futuro. Estímulo forte num órgão, reação fraca no futuro."

Uma pessoa de 80 anos têm um pâncreas de 80 anos, rins de 80 anos, fígado de 80 anos... são órgãos que trabalham a vida toda e nunca descansam! Se ela chegou aos 80 anos com tudo funcionando é porque ofereceu estímulos fracos durante a juventude e hoje colhe os frutos, já que o corpo é um só durante toda a vida!

Isso quer dizer que os industrializados consumidos atualmente por crianças e adultos estimulará todos os órgãos a trabalhar mais pra dar conta de todo este produto químico e todo este açúcar, ou seja, pâncreas trabalha muito na infância, vai parar mais cedo na vida adulta. Um fígado sobrecarregado de corantes e conservantes, ficará fraco mais cedo...

Será que isso explica a futura queda da expectativa de vida do ser humano??

Nenhum comentário:

Postar um comentário