A frase citada acima é de um psicólogo americano chamado Paul Rozin que estuda a nutrição comportamental, ou seja, por que escolhemos determinados alimentos e por que comemos de certa maneira.
Escolhi a frase como título do post de hoje porque concordo totalmente!
Acredito que precisamos promover mudanças no nosso ambiente ao invés de confiar demais na força de vontade!!
Um exemplo: você sai do trabalho focado para chegar em casa e esquentar a comidinha saudável que você comeu no almoço, mas chega lá e seu parceiro está com uma bela pizza em cima da mesa... e aí??
Poucas pessoas continuarão focadas e resistirão à pizza.
E menos pessoas ainda conseguirão repetir esta atitude focada se o ambiente continuar com as "tentações".
Este tipo de situação reduz a resistência emocional do indivíduo à dieta.
Outra situação para mostrar como o ambiente tem ação decisiva nas suas escolhas alimentares: você inicia a semana decidido a melhorar seus hábitos alimentares, sai do trabalho, chega em casa e descobre que não há vegetais para preparar uma salada nem sequer uma fruta para comer na ceia... o que você faz? Ataca os pães com embutidos, as bolachinhas... mais uma prova de que o ambiente precisa estar favorável!!!!
E este ambiente favorável depende da sua consciência e da sua organização, assim como da consciência e contribuição de todas as pessoas que convivem com você!!!
E aí, você mais atrapalha ou é atrapalhado??
Imagem para descontrair e refletir!!!! kkkkkkk (entrevista completa do psicólogo para a Folha de São Paulo clique aqui) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário